Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 7 de maio de 2011

Um Pouco de Humor!

Minha Arte com
Gente Famosa:
Bill Gates tomando
absinto numa obra de Degas!


Detalhes da obra "O Absinto" de Degas
Arte: Beto Piccolo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Mundo da Pintura!

A Arte de
Edgar Degas!

A sombra da solidão:

"No Café", tal como chamou Degas esta obra, foi posteriormente denominada também "O Absinto." Nesta tela, Degas valeu-se da atriz Ellen Andrée e de seu amigo, o pintor e gravador Marcellin Desboutin, para recriar o espaço de La Nouvelle Athènes, que, desde então, havia se transformado no centro de tertúlia para poetas e pintores impressionistas.
A degustação da fée verte - ou fada verde -, como era batizado o absinto na gíria popular, convertia-se em um ritual vinculado à aceitação da autodestruição. Degas porém não retratou aqui dois seres embriagados. Mostrou o processo da lenta e solitária absorção da bebida, da qual ambos esperam a cura de seu mal-estar existencial.



O Absinto (No Café)
Edgar Degas
1875-1876
Óleo sobre tela
92 x 68,5 cm
Musée d´Orsay, Paris (França)

O Rosto da Amargura!

A mulher encontra refúgio no álcool. O simplório chapéu, que mal cobre a franja, parece a ponto de cair pela linha descendente dos ombros. O olhar baixo e ausente e a expressão de amargura corroboram a aceitação da derrota e da degradação causada pelo alcoolismo. Por meio do rosto da mulher Degas pintou com crueza e sem sentimentalismo os estragos da alienação na sociedade industrial.
        

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Mundo da Tecnologia!


Já tentou imaginar o que faz Bill Gates nas horas vagas? 


Clique na imagem do Bill Gates e veja o que o bilionário anda fazendo durante suas horas vagas!

A Arte dos Nossos Alunos!

Aluno da 
Escola Coronel é premiado na Categoria Criatividade em Olimpíada Regional do CDCC!

Cerca de 10 alunos do professor Beto Piccolo participaram do Concurso de Ilustração da Olimpíada Regional de Ciências, do CDCC/São Carlos, que tem como tema as "Florestas".
 O aluno Igor Vinícius Pereira, da 8a série A, foi premiado na Categoria Criatividade.

Eis sua obra de arte!

Ilustração de Igor Vinícius Pereira


Leiam o que Igor explica sobre sua ilustração: 

"O desenho ilustra um tabuleiro de “jogo da velha”, com a paisagem de nossa região, como morros, rios, cachoeiras e uma vegetação típica do cerrado. Este tabuleiro representa a luta do reflorestamento contra o desmatamento. Podemos observar que, neste jogo, o reflorestamento vence, por intermédio de uma mão que rega uma pequena muda de árvore para ela dar continuidade ao ciclo das florestas.
Este desenho tenta mostrar o conceito de sustentabilidade ambiental, que nada mais é que a ação humana (representada pela mão que rega a árvore), na constante busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico (a exploração da madeira) e a preservação do ecossistema."

Igor Vinícius Pereira, 

aluno da 8ª série "A" da Escola Coronel Pinto Ferraz


Igor e Professor Beto Piccolo

Parabéns Igor, por sua Criatividade e Empenho!
Parabéns professor Beto, por seu amor à Arte e à Educação!


Blog do Coronel

Fonte:


quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Arte dos Nossos Alunos!

Resultado do Concurso de Ilustrações da
XIII Olimpíada Regional de Ciências do CDCC 2011!

Ilustração vencedora

Isadora Helena da Silva - 9º ano:






Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga


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Menções Honrosas


(em ordem alfabética)


Amanda N. Miranda - 9º ano:

Educativa - Cooperativa Educacional de São Carlos

Professor Renato Luiz Masson

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Ariella Bernardes Costa - 7º ano:

Curso e Colégio Interativo - São Carlos

Professora Denise Cristina Gatti

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Bianca Laureano Cândido - 8º ano:

Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga

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Englidy Lóren Justino - 8º ano:

EE André Donatoni - Ibaté

Professora Rosmeire Valim de Souza Faccio

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Luis Ricardo Bento - 8º ano:

EMEF Profa. Aracy Leal Bernardi - Itirapina

Professor Arilson Chicarelli de Conti

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Pablo Silva Carneiro - 6º ano:

Centro Educacional SESI 407 - São Carlos

Professora Dinorá Franco Antunes

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Victória Rech de Castro - 8º ano:

CEDESC - Descalvado

Professora Sonia Caucabene Sichiroli

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Categoria destaque: Criatividade

Igor Vinicius Pereira - 8º ano:

EM Coronel Pinto Ferraz - Ribeirão Bonito

Professor Beto Piccolo

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Ricardo Boer Aggio - 7º ano:

EM Profa.Maria de Lourdes Pedroso Perin - Corumbataí

Professora Alcinéia Marcucci

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Tema 2011:
Florestas
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As Olimpíadas de Ciências realizadas pelo CDCC têm caráter inovador pela escolha de um “tema gerador” no qual todas as atividades são ancoradas.
Com o objetivo de ampliar e aprofundar a reflexão sobre o tema e valorizar outras formas de expressão, além das provas, também fazem parte das atividades da Olimpíada, o Concurso e Exposição de Ilustrações e o Ciclo de Palestras e Oficinas.
São convidados a participarem, alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, pertencentes à Diretoria de Ensino - Região São Carlos, abrangendo os municípios de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Esse ano, o tema selecionado é "Florestas".

...mas porque florestas?

A ONU declarou 2011 como o Ano internacional das florestas, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância e necessidade da preservação e conservação desses biomas. Mas, qual a importância das florestas para nós e para a nossa região e porque deveríamos considerar importante a sua preservação/conservação e uso sustentável?
É importante compreender que o ambiente é um sistema complexo, onde existe uma inter-relação física, química e biológica entre o solo, a biodiversidade, o clima e a água. Por exemplo, a água depende da cobertura vegetal, que por sua vez depende da fauna para polinizar flores, dispersar sementes e esporos e decompor a matéria orgânica a nutrientes constituindo-se no ciclo natural de renovação.
Foi o surgimento desse complexo sistema que permitiu o aparecimento de uma cobertura vegetal que, por sua vez, mantendo uma relação dinâmica com a atmosfera, por meio de intercâmbios de gases como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio, permitiram o desenvolvimento de toda a vida animal.
Os nossos antepassados viveram nas florestas, utilizando-a como abrigo e dela tiravam seu sustento. Entretanto, muitos seres humanos ainda vivem em dependência direta dos recursos da floresta, como é o caso das populações tradicionais (índios, caiçaras, caboclos, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas), que com a sabedoria adquirida no cotidiano, têm muito a nos ensinar.
A flora e a fauna, além do solo, também dependem, das chuvas e do fluxo da água nos córrego e rios. Estudos mostram que a umidade da bacia amazônica é carregada em grandes quantidades para as regiões mais ao sul do país, determinando o regime de precipitação de chuvas na região sudeste. O Aqüífero Guarani depende das áreas de recarga que estão no Cerrado e os principais rios brasileiros também nascem nesse Bioma. O Cerrado, por sua vez, ainda pode ser explorado na produção de alimentos, fármacos e plantas ornamentais.
Como vemos, as florestas têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e está mais presente em nossas vidas mais do que imaginamos.
No Brasil, o tema Floresta tem sido muito discutido, considerando os diferentes sistemas florestais. Envolve questões como a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a promoção do desenvolvimento sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais. Assim, é importante que esse debate ocorra nos âmbitos econômico-comercial, social, cultural e ambiental, considerando as questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos florestais.

É dentro desse contexto que o tema FLORESTAS será abordado na XIII Olimpíada Regional de Ciência - 2011

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Fonte:

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A Arte de Um Vencedor!

Menino paga tratamento de câncer vendendo desenhos na internet!

DA BBC BRASIL

Com a ajuda da tia, Aidan Reed vendeu 3.000 desenhos de monstros e palhaços e arrecadou US$ 30 mil
Com a ajuda da tia, Aidan Reed vendeu 3.000 desenhos de monstros e
 palhaços e arrecadou US$ 30 mil

Um menino americano de 5 anos conseguiu pagar o próprio tratamento de câncer vendendo 3.000 desenhos de monstros, palhaços e alienígenas na internet, muitos deles feitos na cama do hospital.
Aidan Reed, que vive em Kansas City, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado.
Os pai dele, Katie e Wiley, tiveram de ver o filho enfrentar semanas de sofrimento com o tratamento de quimioterapia e outros procedimentos dolorosos, mas tinham esperanças, já que os médicos haviam dito que o tipo de câncer de Aidan tem uma taxa de cura de 90%.
Só que com as contas de hospital se acumulando, os Reed tiveram de colocar a casa da família à venda. Foi aí que surgiu a ideia de transformar um hobby de Aidan em fonte de recursos.
"Eu gosto de desenhar cavaleiros, bobos da corte, palhaços assustadores e alienígenas", disse Aidan ao Survivors Club, uma organização que ajuda pessoas que enfrentam adversidade.
"Eu também gosto de me vestir de palhaços bons e palhaços malvados. Eu posso ser um lobo ou um zumbi..."

Aidan Reed ao lado dos pais; ele pagou tratamento de câncer vendendo desenhos pela internet
Aidan Reed ao lado dos pais; ele pagou tratamento de câncer
 vendendo desenhos pela internet

SUCESSO
Durante o tratamento, Aidan gostava de desenhar monstros. Estes desenhos foram colocados à venda na internet pela tia do menino, Mandi Ostein.
"Meu número de sorte é 60, então eu decidi que iria vender 60 desenhos", disse Ostein.
Mas o sucesso foi tanto que a tia de Aidan acabou transformando sua casa em um centro de impressão e envio de desenhos. Muitos deles eram "assinados" pelo artista.
Pedidos chegaram de vários países do mundo, inclusive do Brasil.
"Eu fiquei chocado com a reação aos desenhos de Aidan. Acho que para ele também tem sido uma boa distração da doença", disse o pai de Aidan, Wiley Reed.
No fim, foram vendidos cerca de 3.000 desenhos, arrecadando mais de US$ 30 mil (R$ 47 mil), o suficiente para cobrir todos os gastos com o tratamento e cancelar a venda da casa da família.
"É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.

Um dos desenhos de Aidan Reed; ele pagou tratamento vendendo 3.000 desenhos pela internet
Um dos desenhos de Aidan Reed; ele pagou tratamento
 vendendo 3.000 desenhos pela internet
Desenhos de Aidan Reed

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/911057-menino-paga-tratamento-de-cancer-vendendo-desenhos-na-internet.shtml





terça-feira, 3 de maio de 2011

Natureza!

O “orvalho” 
que rejuvenesce!




"O orvalho da manhã é fonte inesgotável de vitalidade e refrescamento para as plantas, que, sem ele, definhariam rapidamente. Como as plantas, nós também precisamos de um tipo especial de “orvalho” vivificante: a palavra de Deus!"

Paisagem de Ribeirão Bonito!

Um Pouco de Humor!

Montagens engraçadas misturam fotos reais e animações!



Perfil anônimo no Flickr satiriza passagens históricas e cenas famosas


Da Redação Galileu
Editora Globo
Crédito: Combo / Flickr
Uma página do Flickr tem publicado todas as semanas montagens divertidas, geralmente misturando fotos reais com animações. Identificado apenas como Combo - pictures, o perfil foi criado em fevereiro de 2011 e traz a seguinte mensagem, escrita em cinco idiomas diferentes: “Eu quero este mundo para o que é: um desenho animado em que todos devem fazer sua parte”.



Editora Globo

Crédito: Combo / Flickr
Editora Globo

Crédito: Combo / Flickr
Editora Globo

Crédito: Combo / Flickr

foto
Crédito: Combo / Flickr

O Mundo da Pintura!

Francisco de GOYA:
3 de maio de 1808, 
em Madri!

Imagen Alta Resolución
Três de maio em Madri
Goya
1814
Óleo sobre tela
266 x 345 cm
Museu do Prado, Madri (Espanha)

Quando a arte é testemunha 

da história!

Valéria Peixoto de Alencar
Em 1808, quando as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, fazendo com que a família real e toda a corte portuguesa fugissem para o Brasil, a Espanha - aliada dos franceses - logo foi traída por eles e não sofreu menos que seu vizinho ibérico.

Iniciava-se assim a chamada Guerra Peninsular, que envolveu Portugal e Espanha (países da Península Ibérica), Grã-Bretanha (aliada a Portugal) e França.

Um artista espanhol, imbuído das características do romantismo, registrou momentos cruéis dessa guerra motivada, dentre outros fatores, pela revolta da população espanhola contra os invasores franceses. Esse artista foi Francisco José de Goya e Lucientes
Observe:
"3 de maio de 1808" - Goya
O efeito de luz utilizado na pintura - efeito que, em arte, chamamos de claro-escuro - é obtido pela presença de um único foco de luminosidade, que se concentra na vítima central, de braços abertos, e se espalha para o chão, onde se encontra um cadáver. É a única luz que ilumina a noite, prendendo nossa atenção nesse homem que, talvez num gesto de bravura, abre os braços antes de morrer. 

Esse efeito de luz é típico da dramaticidade do romantismo heróico. Um efeito que concede força inigualável a essa obra, que Goya fez em 1814 para homenagear os espanhóis revoltosos, fuzilados em maio de 1808 por ordem do marechal francês Joaquim Murat, cunhado de Napoleão.

Além de pintor, Goya era gravador e fez uma série de 82 gravuras, entre 1810 e 1814, denominada "Os desastres da guerra", nas quais são retratadas cenas de levantes e conflitos da luta dos espanhóis sob o domínio napoleônico. São cenas que o artista testemunhou em cidades como Zaragoza, Aranjuez e Madri e que retratam as consequências da guerra: fome, miséria, egoísmo e violência. Veja, por exemplo, a imagem abaixo:



Reprodução

É o retrato de uma guerra inglória e fútil, na qual não há heróis, mas somente assassinos e mortos.

Fonte: