Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pense Nisso!

Arte: Beto Piccolo!


Olhando os outros!

"Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.

Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos.
Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.
E nos julgamos melhores que ele – sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito!"

Encontrado na Net!


A Arte da Capa!

domingo, 8 de maio de 2011

O Mundo da Pintura!

Passado,
presente,
futuro!

por Paul Klee e Walter Benjamin





Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus.
Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente.
Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas.
O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado.
Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés.
Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las.
Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos de progresso.

Tradução de Sergio Paulo Rouanet (in Obras Escolhidas, Brasiliense, 1994)

Da Revista Piauí:
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-55/despedida/passado-presente-futuro



Paul Klee’s 
Angelus Novus
Paul Klee, Angelus Novus


A Klee painting named Angelus Novus shows an angel
looking as though he is about to move away
from something he is fixedly contemplating.
His eyes are staring, his mouth hangs open, his wings are spread.
This is how the angel of history must look.
His face is turned toward the past.
Where we perceive a chain of events, he sees one catastrophe,
which keeps piling wreckage upon wreckage
hurling it before his feet.
The angel would like to stay, awaken the dead,
and make whole what has been smashed.
But a storm is blowing from Paradise;
it has got caught in his wings with such violence
the angel can no longer close them.
This storm irresistibly propels him
into the future to which his back is turned,
while the pile of debris before him grows skyward.
This storm is what we call progress.

— Walter Benjamin, “Theses on the Philosophy of History”
 in Illuminations (1940).

Feliz Dia das Mães!


Mãe!





Aconteceu na sexta-feira que antecede o Dia das Mães. Durante uma aula com os alunos da oitava série, um deles, transmitindo o seu carinho, numa pergunta diz:


- Professor Beto! O que você vai dar de presente para a sua mãe?


Surpreso com a curiosidade do aluno, respondo:


- Neste ano, o meu presente será apenas um vaso de flor! Mas, com muito amor!


Só que no dia anterior, passei na casa da minha mãe e encontrei-a um pouco triste. Motivo: há apenas um mês para completar o primeiro aniversário do falecimento do meu pai, ela relatou que a saudade do seu amado companheiro é muito grande, pois foram cinquenta e seis anos juntos e, neste ano, a data das bodas seria no Dia das Mães!
Sabendo de tudo isto, volto ao assunto para com o aluno todo atencioso e digo:


- Se eu pudesse, o meu presente para ela seria outro!

E você, qual o presente escolheu para a sua querida mãe? Foi apenas um cartão? Um telefonema? Um abraço?


Caso não tenha a sua mãe viva, quais são os seus sentimentos em relação ao Dia das Mães? Tristeza? Alegria pelos bons momentos que ficaram?

Não importa!
Afinal, Dia das Mães é todo dia!

E todo dia, se puder ter o carinho da sua mãe, quem ganha o presente é você!


Um Feliz Dia das Mães a todos!

Beto Piccolo



***


Feliz Dia das Mães!

 

Pesquisa avançadaFerramentas de idioma

sábado, 7 de maio de 2011

Um Pouco de Humor!

Minha Arte com
Gente Famosa:
Bill Gates tomando
absinto numa obra de Degas!


Detalhes da obra "O Absinto" de Degas
Arte: Beto Piccolo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Mundo da Pintura!

A Arte de
Edgar Degas!

A sombra da solidão:

"No Café", tal como chamou Degas esta obra, foi posteriormente denominada também "O Absinto." Nesta tela, Degas valeu-se da atriz Ellen Andrée e de seu amigo, o pintor e gravador Marcellin Desboutin, para recriar o espaço de La Nouvelle Athènes, que, desde então, havia se transformado no centro de tertúlia para poetas e pintores impressionistas.
A degustação da fée verte - ou fada verde -, como era batizado o absinto na gíria popular, convertia-se em um ritual vinculado à aceitação da autodestruição. Degas porém não retratou aqui dois seres embriagados. Mostrou o processo da lenta e solitária absorção da bebida, da qual ambos esperam a cura de seu mal-estar existencial.



O Absinto (No Café)
Edgar Degas
1875-1876
Óleo sobre tela
92 x 68,5 cm
Musée d´Orsay, Paris (França)

O Rosto da Amargura!

A mulher encontra refúgio no álcool. O simplório chapéu, que mal cobre a franja, parece a ponto de cair pela linha descendente dos ombros. O olhar baixo e ausente e a expressão de amargura corroboram a aceitação da derrota e da degradação causada pelo alcoolismo. Por meio do rosto da mulher Degas pintou com crueza e sem sentimentalismo os estragos da alienação na sociedade industrial.
        

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Mundo da Tecnologia!


Já tentou imaginar o que faz Bill Gates nas horas vagas? 


Clique na imagem do Bill Gates e veja o que o bilionário anda fazendo durante suas horas vagas!

A Arte dos Nossos Alunos!

Aluno da 
Escola Coronel é premiado na Categoria Criatividade em Olimpíada Regional do CDCC!

Cerca de 10 alunos do professor Beto Piccolo participaram do Concurso de Ilustração da Olimpíada Regional de Ciências, do CDCC/São Carlos, que tem como tema as "Florestas".
 O aluno Igor Vinícius Pereira, da 8a série A, foi premiado na Categoria Criatividade.

Eis sua obra de arte!

Ilustração de Igor Vinícius Pereira


Leiam o que Igor explica sobre sua ilustração: 

"O desenho ilustra um tabuleiro de “jogo da velha”, com a paisagem de nossa região, como morros, rios, cachoeiras e uma vegetação típica do cerrado. Este tabuleiro representa a luta do reflorestamento contra o desmatamento. Podemos observar que, neste jogo, o reflorestamento vence, por intermédio de uma mão que rega uma pequena muda de árvore para ela dar continuidade ao ciclo das florestas.
Este desenho tenta mostrar o conceito de sustentabilidade ambiental, que nada mais é que a ação humana (representada pela mão que rega a árvore), na constante busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico (a exploração da madeira) e a preservação do ecossistema."

Igor Vinícius Pereira, 

aluno da 8ª série "A" da Escola Coronel Pinto Ferraz


Igor e Professor Beto Piccolo

Parabéns Igor, por sua Criatividade e Empenho!
Parabéns professor Beto, por seu amor à Arte e à Educação!


Blog do Coronel

Fonte:


quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Arte dos Nossos Alunos!

Resultado do Concurso de Ilustrações da
XIII Olimpíada Regional de Ciências do CDCC 2011!

Ilustração vencedora

Isadora Helena da Silva - 9º ano:






Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga


_____________________


Menções Honrosas


(em ordem alfabética)


Amanda N. Miranda - 9º ano:

Educativa - Cooperativa Educacional de São Carlos

Professor Renato Luiz Masson

_____________________

Ariella Bernardes Costa - 7º ano:

Curso e Colégio Interativo - São Carlos

Professora Denise Cristina Gatti

_____________________

Bianca Laureano Cândido - 8º ano:

Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga

_____________________

Englidy Lóren Justino - 8º ano:

EE André Donatoni - Ibaté

Professora Rosmeire Valim de Souza Faccio

_____________________

Luis Ricardo Bento - 8º ano:

EMEF Profa. Aracy Leal Bernardi - Itirapina

Professor Arilson Chicarelli de Conti

_____________________

Pablo Silva Carneiro - 6º ano:

Centro Educacional SESI 407 - São Carlos

Professora Dinorá Franco Antunes

_____________________

Victória Rech de Castro - 8º ano:

CEDESC - Descalvado

Professora Sonia Caucabene Sichiroli

_____________________

Categoria destaque: Criatividade

Igor Vinicius Pereira - 8º ano:

EM Coronel Pinto Ferraz - Ribeirão Bonito

Professor Beto Piccolo

_____________________

Ricardo Boer Aggio - 7º ano:

EM Profa.Maria de Lourdes Pedroso Perin - Corumbataí

Professora Alcinéia Marcucci

_____________________

Tema 2011:
Florestas
_____________________


As Olimpíadas de Ciências realizadas pelo CDCC têm caráter inovador pela escolha de um “tema gerador” no qual todas as atividades são ancoradas.
Com o objetivo de ampliar e aprofundar a reflexão sobre o tema e valorizar outras formas de expressão, além das provas, também fazem parte das atividades da Olimpíada, o Concurso e Exposição de Ilustrações e o Ciclo de Palestras e Oficinas.
São convidados a participarem, alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, pertencentes à Diretoria de Ensino - Região São Carlos, abrangendo os municípios de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Esse ano, o tema selecionado é "Florestas".

...mas porque florestas?

A ONU declarou 2011 como o Ano internacional das florestas, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância e necessidade da preservação e conservação desses biomas. Mas, qual a importância das florestas para nós e para a nossa região e porque deveríamos considerar importante a sua preservação/conservação e uso sustentável?
É importante compreender que o ambiente é um sistema complexo, onde existe uma inter-relação física, química e biológica entre o solo, a biodiversidade, o clima e a água. Por exemplo, a água depende da cobertura vegetal, que por sua vez depende da fauna para polinizar flores, dispersar sementes e esporos e decompor a matéria orgânica a nutrientes constituindo-se no ciclo natural de renovação.
Foi o surgimento desse complexo sistema que permitiu o aparecimento de uma cobertura vegetal que, por sua vez, mantendo uma relação dinâmica com a atmosfera, por meio de intercâmbios de gases como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio, permitiram o desenvolvimento de toda a vida animal.
Os nossos antepassados viveram nas florestas, utilizando-a como abrigo e dela tiravam seu sustento. Entretanto, muitos seres humanos ainda vivem em dependência direta dos recursos da floresta, como é o caso das populações tradicionais (índios, caiçaras, caboclos, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas), que com a sabedoria adquirida no cotidiano, têm muito a nos ensinar.
A flora e a fauna, além do solo, também dependem, das chuvas e do fluxo da água nos córrego e rios. Estudos mostram que a umidade da bacia amazônica é carregada em grandes quantidades para as regiões mais ao sul do país, determinando o regime de precipitação de chuvas na região sudeste. O Aqüífero Guarani depende das áreas de recarga que estão no Cerrado e os principais rios brasileiros também nascem nesse Bioma. O Cerrado, por sua vez, ainda pode ser explorado na produção de alimentos, fármacos e plantas ornamentais.
Como vemos, as florestas têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e está mais presente em nossas vidas mais do que imaginamos.
No Brasil, o tema Floresta tem sido muito discutido, considerando os diferentes sistemas florestais. Envolve questões como a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a promoção do desenvolvimento sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais. Assim, é importante que esse debate ocorra nos âmbitos econômico-comercial, social, cultural e ambiental, considerando as questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos florestais.

É dentro desse contexto que o tema FLORESTAS será abordado na XIII Olimpíada Regional de Ciência - 2011

_____________________
Fonte:

_____________________