Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Mundo da Escultura!

A Vênus de Laussel (15.00-10.000 a.C)
A Vênus de Laussel ou "mulher com corno" é uma estatueta de Vênus, pertencente à arte paleolítica. Foi descoberta em 1909 pelo doutor Lalanne, no denominado "Grand Abri", localizado na estação arqueológica de Laussel na localidade de Marquay, na Dordonha francesa.


Seu descobridor descreve-nos assim a escultura acima:


"É uma estatueta talhada num bloco de pedra calcária dura; representa uma mulher despida, que na mão direita sustem um corno de bisão. A figura mede 46 cm de altura. A cabeça, embora em grande parte separada do fundo, não apresenta indícios de rosto. Apesar disso, observa-se que foi talhada de perfil ..... O pescoço é alongado e está claramente definido. Do peito brotam elegantemente dois seios longos e pendentes, de jeito oval. O ventre é algo pronunciado, mas bem proporcionado e ligeiramente caído ... O braço direito cai com naturalidade junto ao tronco, mas o antebraço alça-se até à altura do ombro, onde a mão sustem um corno de bisão. Tudo o corpo está polido, exceto a cabeça ...."

A esta descrição há que acrescentar que a plaqueta de pedra tinha vestígios de ocre e que alguns investigadores creram ver treze covinhas rodeando a silhueta da mulher, e que poderiam simbolizar um ano lunar ou menstrual.


A Arte de Renoir!

Detalhe da obra Rosa e Azul - (1881), de Renoir 


Rosa e Azul - As Meninas Cahen d’Anvers – (1881) de Renoir
Renoir retratou as duas filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers quando a loira Elisabeth, nascida em 1874, e a mais nova, Alice, nascida em 1876, tinham respectivamente 6 e 5 anos de idade. O retrato foi feito no número 66 da Avenue Montaigne, em Paris, então endereço dos Cahen d'Anvers. Após concluída, a obra não agradou a família, e ficou relegada à área da casa habitada pelos empregados. No início do século XX, Renoir informou marchands sobre a existência da pintura, que foi então resgatada de uma casa na avenida Foch, em Paris, e apresentada com grande entusiasmo à sociedade.


A obra Rosa e Azul – As Meninas Cahen d'Anvers
 faz parte do Acervo MASP.

A Arte da Publicidade!


Título: Pernas
Agência: DM9DDB
Produto: Visitas Orientadas
Anunciante: MASP

Dois grandes pintores se encontram!


 Henri-Émile-Benoît Matisse

 / Auto-Retrato, obra de 1875.<br />
Pierre-Auguste Renoir  Autorretrato, obra de 1875.


"Desde jovem, o pintor Henri Matisse costumava visitar semanalmente o grande Renoir em seu atelier. Quando Renoir foi atacado por artrite, Matisse passou a fazer visitas diárias, levando alimentos, pincéis, tintas, mas sempre procurando convencer o mestre de que estava trabalhando demais, e precisava descansar um pouco.
Certo dia, notando que cada pincelada fazia com que Renoir gemesse de dor, Matisse não se conteve:
- Grande mestre, sua obra já é vasta e importante. Por que continuar torturando-se desta maneira?
- Muito simples – Renoir respondeu.
- A beleza permanece; a dor termina passando!"




Matisse in the autumn of 1911
in his studio at Issy-les-Moulineaux
 in front of his easel with Still Life with "La Danse."