Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Talento de Ribeirão Bonito: Parabéns, João Vitor Carneiro!

Aluno de Engenharia Agronômica da Uniara pesquisa eficiência de manjericão consorciado em plantações contra ataque de insetos!
Publicado em: 09/01/2015



O aluno do quinto ano do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, João Vitor Carneiro, foi premiado no IX Congresso de Iniciação Científica da instituição, na categoria “Originalidade do tema”, por seu trabalho, intitulado “Manjericão (Ocimum basilicum) consorciado com olerículas para prevenção contra ataque de insetos”. O projeto foi orientado pela docente Anaira Denise Caramelo.

Carneiro explica que o objetivo do estudo foi analisar o ataque de insetos a partir do consórcio de manjericão com oleráceas, com intuito de gerar menores perdas na produtividade, além de maior aproveitamento da área plantada. “O manjericão foi consorciado com as seguintes culturas: tomate, alface crespa, almeirão de folha larga, brócolis e folha manteiga. Todo o procedimento foi realizado sem nenhum produto mineral, ou seja, tudo é orgânico”, detalha.

Em seu trabalho, realizado em uma propriedade rural, o estudante conta que o plantio foi feito com espaçamento de um metro entre os manjericões. “Entre as culturas plantadas, eles encontram-se nas entrelinhas, variando o espaçamento de acordo com a cultura. O processo de irrigação era realizado duas vezes ao dia”, diz.

Como resultado da pesquisa, Carneiro conta que foi constatada uma redução do ataque de pragas à cultura consorciada. “O consórcio trouxe benefícios para as plantas: maior desenvolvimento foliar e do fruto, trazendo também vantagens econômicas ao produtor - que tem um alimento natural de melhor qualidade- em relação a gastos com inseticidas, e a geração de mais uma fonte de renda”, finaliza.

Fonte: http://www.uniara.com.br/noticias/?n=37162&t=Aluno_de_Engenharia_Agronomica_da_Uniara_pesquisa_eficiencia_de_manjericao_consorciado_em_plantacoes_contra_ataque_de_insetos_-_09-01-2015


Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/graduacao/agronomia.







PAZ!