Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 5 de março de 2011

Brasão de Ribeirão Bonito!


Minha Arte com o brasão do nosso Município!

Brasão de Ribeirão Bonito!

Foi instituído pela Lei nº 202 de 6 de abril de 1960, cujos estudos, projeto e execução são de autoria do heraldista Salvador Thaumaturgo.


A descrição heráldica do brasão é:


“Um escudo redondo de prata onde figura um monte de negro, sobre o qual encontra-se uma cruz latina de azul em perspectiva, e um campo de verde com uma faixa ondulada de prata. Sobre ele uma coroa mural de ouro e ladeando, a direita, um ramo de cana em cor natural e, no lado esquerdo, um ramo de café frutado em sua cor. Sob o escudo, um listel de ouro carregado de números e letras, formando as datas e palavras – 1882 – Ribeirão Bonito – 1890.”



Minha Arte com o brasão do nosso Município!

A simbologia é a seguinte: 


"O escudo de prata representa a pureza dos ideais dos munícipes. O morro de negro põe em evidência a topografia acidentada do Município de Ribeirão Bonito. A cruz simboliza o Santo Padroeiro do Município (Bom Jesus da Cana Verde), e o azul da cruz lembra o céu e o clima ameno da cidade de Ribeirão Bonito e, por analogia, a crença religiosa dos munícipes. O verde representa os campos férteis do Município de Ribeirão Bonito, onde viceja uma bem cuidada agricultura e, onde prospera uma sadia pecuária, de leite e corte. A faixa ondulada de prata evoca o fio de água denominado Ribeirão Bonito que empresta o nome à cidade, em cujas proximidades desliza gracioso. Sobre o Escudo, a Coroa Mural de ouro é o símbolo universal da emancipação política municipal. Os ramos de café e cana, o primeiro frutado e em cores naturais, põem em destaque os dois produtos básicos de sua economia rural. No listel de ouro as datas de 1882 e 1890 lembram aquela em que o povoado foi elevado à Vila, e esta, o ano em que a Vila recebeu os foros de Município. A Palavra Ribeirão Bonito é bem a denominação da cidade, servindo também para identificar o escudo.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_Bonito

Ribeirão Bonito - 121 Anos! - Homenagem da Escola Coronel!



Hino do Município de Ribeirão Bonito!


Letra por Wagner A. Muccillo
Melodia por Wagner A. Muccillo


Sob o céu, um manto azul
Fez brotar água, fonte de amor
E como estrela nasceu o meu chão
Tal qual um presépio de Deus.


Se fez o meu Ribeirão
Abrigo de gente feliz
Seus montes guardam o meu coração
Aqui plantei minha raiz.


A aurora o sol desenhou
Aquarela de cores e luz
A noite seu véu debruçou
Com a benção do meu Bom Jesus.


Se fez o meu Ribeirão
Abrigo de gente feliz
Seus montes guardam o meu coração
Aqui plantei minha raiz.


Seus campos mil verdes têm
Floresce a esperança sem fim
Terra de sonho, pequeno torrão
Inspira a saudade em mim.


Se fez o meu Ribeirão
Abrigo de gente feliz
Seus montes guardam o meu coração
Aqui plantei minha raíz.




Ribeirão Bonito: Nosso Povo! Nossa Terra! Nossa Gente!