Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Arte de Escher!


O artista gráfico holandês Mauritus Cornelis Escher (1889-1970) criou várias figuras geralmente em xilogravura que apresentam padrões geométricos que repetem e, ao mesmo tempo, subvertem as divisões regulares do plano. A impressão é de uma ilusão de ótica; mas a ideia e a imagem vão além da experiência ótica.

Elas nos mostram o possível dentro do impossível, a metamorfose de realidades diversas, o bem e o mal compondo um plano sagrado, estético, e sugerem formas e outras dimensões, a partir das já existentes, como se o real pudesse superar-se a si e em si mesmo. A obra de Escher traz o espírito contemporâneo, embora ele mesmo fosse um moderno apaixonado pela influência árabe antiga no sul da Itália, de que "'o que é ou vem sendo pode ser diferente."










Visite o site oficial:
http://www.mcescher.com



Um pouco do trabalho de Escher pode ser visto 
neste vídeo da BBC:




Para Refletir!




Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:


Por que as pessoas gritam quando
 estão aborrecidas?

- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.

Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? Questionou novamente o pensador.

Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo. 



E o mestre volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:

Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida?
O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão
que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque seus corações estão muito perto.
A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas. Por fim, o pensador conclui, dizendo: 

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta" 

Gandhi

Paisagem Urbana!