Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Mundo da Fotografia!

Israel lembra as vítimas
 do Holocausto!



Veteranos de guerra depositam coroa durante uma cerimônia no Memorial do Holocausto, em Jerusalém. Israel parou nesta segunda-feira (2) durante dois minutos com o soar de sirenes antiaéreas em homenagem aos seis milhões de judeus exterminados pelo regime nazista e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Às 10h no horário local (4h de Brasília), as atividades nas ruas, estabelecimentos comerciais, escritórios, colégios e instituições ficaram em silêncio!

+ Fotos:
http://noticias.uol.com.br/album/110502holocausto_album.jhtm#fotoNav=1

O Mundo da Pintura!

Francisco de GOYA:
2 de maio de 1808, 
em Madri!


Dois de maio em Madri

Goya
1814
Óleo sobre tela
266 x 345 cm
Museu do Prado, Madri (Espanha)



“Em 2 de maio de 1808, entre 10 horas da manhã e meio-dia, os madrilenhos, munidos de armas brancas, lançaram-se contra a ocupação napoleônica. Uma cavalaria formada por mamelucos egípcios e soldados poloneses enfrentaram as espadas e as facas de homens e mulheres, que apunhalavam o ventre dos cavalos para, em seguida, tentar desmontar e matar os soldados. Tudo terminou com o troar dos canhões franceses, que reprimiram com sangue a sublevação. Neste quadro, também chamado O ônus dos mameluco, Goya apresentou essa luta desigual em uma composição de estrema violência – um protesto contra a guerra irracional e desumana. Em primeiro plano, um espanhol apunhala um mameluco, que desmontou um cavalo branco, enquanto outro faz o mesmo com o animal. O restante da cena é uma massa disforme trançada numa brutal batalha. Distribuídas, as cores vivas mostram o caos; as ágeis e vibrantes pinceladas transmitem uma sensação de movimento e dotam os corpos e os rostos de homens e animais de expressividade e sentimentos, que vão da fúria ao medo.”


Da Coleção Folha
Grandes Mestres da Pintura