Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Notícias do Mundo da Arte!

 Morre o pintor
Lucian Freud!

Neto do psicanalista Sigmund Freud, Lucian ficou conhecido por retratar nus e naturezas mortas com intensidade única. Uma de suas obras foi leiloada em 2008 por US$ 33,6 milhões.

Agência EFE
Agência EFE
PESAR
O agente nova-iorquino do pintor informou sobre sua morte, mas não revelou a doença que o matou.
O pintor britânico Lucian Freud, conhecido por seus retratos realistas, morreu nesta quarta-feira em Londres, aos 88 anos, segundo informou nesta quinta-feira seu agente nova-iorquino, William Acquavella.

Acquavella explicou em comunicado que o artista morreu ontem à noite em sua residência londrina após uma doença, sem dar mais detalhes. O agente descreveu Freud como "um dos grandes pintores do século XX" e disse que "vivia para pintar e pintou até o dia de sua morte, afastado do barulho do mundo da arte".

Freud se tornou no pintor vivo mais cotado quando em 2008 seu trabalho "Benefits Supervisor Sleeping" (1995), no qual aparecia uma mulher obesa recostada em um sofá, foi leiloado por US$ 33,6 milhões na sede nova-iorquina da Christie's.

Após se informar da notícia de sua morte, o diretor do grupo de galerias britânicas Tate, Nicholas Serota, louvou a genialidade do artista. "A vitalidade da nudez, a intensidade de suas naturezas mortas e a presença de seus retratos garantem a Lucian Freud um lugar único no panteão da arte do século XX tardio", declarou.

Neto do psicanalista Sigmund Freud, Lucian nasceu em Berlim em 1922 e migrou para o Reino Unido acompanhado da sua família em 1933, quando tinha 10 anos, escapando do início do nazismo.
Fonte:
.

O Mundo da Arte Pública!

FILE PAI 2011!

Clique nas imagens e saiba +






Arte e Tecnologia!

Exposição faz obras interativas ganharem ruas e museus de SP!

As instalações do Festival Internacional de Linguagem Interativa (File) estão na rua, em plena Avenida Paulista. Caminhar pode virar brincadeira.


Quem disse que no Brasil não tem furacão? Tem em São Paulo. É um simulado que faz parte de um festival incrível que une arte e tecnologia. O Festival Internacional de Linguagem Interativa (File) discute o que é arte num mundo dominado pela tecnologia pelas imagens e pelas máquinas. As obras estão espalhadas ao longo da Avenida Paulista e também na galeria do Sesi-Fiesp. Tudo de graça.

Prepare os ouvidos e a imaginação. “Parece um som de avião. Outro som parece que você está no mato e está caçando”, relata Pedro de Carvalho Pissato, de 8 anos.
Em cada lugar, há um barulho diferente. Para a artista alemã Francisca Windisch, é um jeito de revelar os ruídos das cidades e dos meios de transporte. O cenário branco ganha contornos virtuais em preto e azul. É pura ilusão digital.
“Quando você passa, a tecnologia aparece, Talvez, se tivesse, não fosse tão bonito como a gente vê na tela” conta o estudante Victor Pereira.
Que tal ver artistas embalados a vácuo? “É uma sensação claustrofóbica, fechada e enclausurada, mesmo sendo transparente e claro assim”, descreve o engenheiro químico Daniel Galvão.
As instalações estão na rua também, em plena Avenida Paulista. Caminhar pode virar brincadeira. No mesmo local, há cadeiras na calçada e filme na tela. São curtas de animação. Simples e chique. “Antigamente era no cinema. Branco e preto e mudo ainda”, lembra a aposentada Gizeuda da Silva.
Na estação do metrô, pontinhos brilham quando se passa falando ao celular. Eles registram as ondas eletromagnéticas emitidas pelo telefone. “Estou falando com meu amigo na linha, mas já vou desligar. Fiquei com medo”, brinca o vendedor David Prado Souza.
No Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, a arte é criada para ser tocada e vivenciada. “Acho que é importante interagir com a arte, porque às vezes a arte fica muito abstrata. A gente não consegue visualizar direito o que a artista quis passar para a gente”, opina a advogada Ana Carolina Sobral Dermendjian.
Se a pessoa der um sorriso, as mãozinhas dão tchau. É preciso silêncio. Isabella Moreira, de 11 anos, está se concentrando. Com a força do pensamento, ela cria várias imagens projetadas na parede. “Uma hora você se concentra em um ponto. Em outra, na música. É diferente. É uma coisa que te testa mesmo, você não faz ideia do quanto pode se concentrar”, conta a menina.
Outra obra parece uma membrana, É um globo cheio de hélio, e as pessoas vão jogando. A repórter e a menina Thais estão brincando com o globo, que vai riscando o teto. “Uma pintura, não sei, uma arte abstrata. Mas é bem legal. Imagina no final da exposição, vai estar uma camada bem grossa de carvão”, afirma a designer de moda Thaiz Fernandes.
Em outra obra, basta escrever uma palavra. “Conforme as letras, ela vai fazendo um movimento com o corpo”, diz Lucas Kovacic, de 10 anos. É uma dançarina e tanto. “Para conseguir fazer todas as letras, tem que treinar bastante”, acrescenta o menino.
Tem até simulação de fenômenos climáticos. Primeiro a pessoa fica sentada em uma poltrona. Parece que está na frente da sala assistindo à televisão. A máquina liga e três ventiladores começam a colocar para girar tudo o que está aqui dentro. A sensação é de estar dentro de um tornado. “É só experimentar e se divertir. É muito bom”, diz a veterinária Helena Batista.