Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um Pouco de Humor!

O Mundo da Fotografia!

Depois de Mubarak: 

"Um tempo de olhar em frente!"

Imagem da Net!

A Arte de Jorge Amado!

Um desenho inédito de Jorge Amado!

O desenho acima, de autoria de Jorge Amado (1912-2001), é o primeiro de que tem notícia sua filha, Paloma, que o compartilhou ontem à noite via Facebook.
"Nunca soube de um desenho de meu pai, até que tomei coragem para ler as cartas que mamãe me entregou antes de morrer." Numa delas, véspera de seu nascimento, encontrou o desenho: nele, Zélia Gattai está grávida e Paloma aparece como um pássaro, Palon. Na época, sem ultrassonografia, não se sabia com antecedência o sexo dos bebês.
O escritor enviou a carta de Berlim, onde participava, em 1951, do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes pela Paz. Quando a filha nasceu, voltou para Praga, exílio da família Amado.
"Vou tatuar o desenho no meu ombro", conta Paloma.
Desenho criado por menina brasileira fica 24 horas no Google!
O Doodle de Maria Luiza, intitulado "Nosso Brasil do Futuro"


A estudante Maria Luiza Carneiro de Faria foi a vencedora do "Doodle 4 Google", concurso criado para crianças e adolescentes mostrarem suas releituras do logo do Google, o Doodle.
O desenho de Maria Luiza, que estuda no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, ficará 24h na página principal do site nesta quarta-feira (16). Ela ainda foi premiada com um laptop, uma bolsa de estudos de R$ 30 mil e uma turbinada na sala de computação da sua escola.
Inspirados no tema "O Brasil do Futuro", milhares de estudantes de todo o Brasil, de 6 a 15 anos, enviaram suas criações para a competição, que era dividida por idade: 6 a 9 (a categoria de Maria), 10 a 12, e 13 a 15.
Larissa Fernandes de Souza (10 a 12), de João Pessoa, e Rafael Okino dos Santos (13 a 15), de São Paulo, levaram um computador cada um. Os demais 36 finalistas ganharam o certificado e uma camiseta com a estampa do Doodle.
Entre os critérios de avaliação estavam qualidade artística, criatividade, e adequação ao tema e ao texto de apoio.
A votação teve participação do público, e a escolha final ficou por conta de um júri, formado por nomes como o cartunista Ziraldo.


Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/876237-desenho-criado-por-menina-brasileira-fica-24-horas-no-google.shtml

Curiosidades do Mundo da Arte!

Cientistas explicam como tom amarelo de Van Gogh virou marrom!


Reação química alterou tonalidade das cores usadas em quadros do pintor Van Gogh (foto), explica análise científica
Reação química alterou tonalidade das cores usadas em quadros do pintor Van Gogh (foto), explica análise científica
Cientistas descobriram uma reação química que fez com que os intensos amarelos das obras do pintor holandês Vincent van Gogh se tornassem marrons, afirma um estudo publicado nos Estados Unidos.
Testes com um ultrassensível raio X microscópico revelaram uma reação química desencadeada pela luz do sol, que causa o desaparecimento do amarelo, informa o trabalho publicado no jornal "Analytical Chemistry".
"Este tipo de pesquisa de vanguarda é crucial para avançarmos em nossa compreensão de como as pinturas envelhecem e como devem ser conservadas para as futuras gerações", disse Ella Hendriks, do Museu Van Gogh de Amsterdã.
Os estudos realizados no síncrotron de Grenoble, na França, mostraram uma redução do cromo "especialmente notável na presença de compostos químicos que contêm bário e sulfeto".
Esta observação levou os cientistas a acreditar que a técnica de Van Gogh de mesclar pintura branca e amarela pode ser a causa do escurecimento de seus amarelos, diz o estudo.
O trabalho foi liderado por Koen Janssens, da Universidade de Amberes (Bélgica). A química italiana Letizia Monico dirigiu os experimentos, enquanto cientistas da Itália, França e Holanda também formaram parte da equipe.

DA FRANCE PRESSE
Fonte:

A Arte de Arnaldo Antunes!



Aqui Aquilo - 1998
Dimensões: 78 x 106 cm
Técnica: Tinta de carimbo sobre papel de gravura




Fontes:
http://arnaldoantunes.blogspot.com/
http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_artes_obras.php?page=8&id_type=1



http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Antunes