Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aconteceu em Ribeirão Bonito!

Jiboia Rouba a Cena no Centro da Cidade!





Fim do Passeio! 






Fonte:
http://www.youtube.com/user/betobetopiccolo


.

Natureza em Ribeirão Bonito!

Jiboia!







 Por Thais Pacievitch


É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de várias lendas citarem jiboias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 kg. A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae.
Essa serpente habita as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica  e nas florestas da Costa Rica. Nessas regiões existem por volta de 11 subespécies de jiboia. No Brasil é encontrada, além da Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues.

As jiboias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jiboia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vítima contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jiboia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.
As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves, que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores.
A jiboia é vivípara, segundo alguns autores, pois ao contrário do que ocorre com as demais serpentes (ovíparas), os filhotes da jiboia, ao nascerem já estão completamente constituídos. Para outros autores, as jiboias são mesmo ovíparas, pois ainda que dentro do corpo da fêmea, existe um período de incubação durante a gestação.
De uma forma ou de outra, a gestação dura entre 5 e 8 meses, sendo que cerca de 50 filhotes nascem entre os meses de novembro e fevereiro.
No Brasil existem duas subespécies de jiboia:
Boa constrictor constrictor  – espécie pouco agressiva que vive principalmente no Nordeste e na região amazônica. Têm cor amarelada e é considerada de grande porte. (Forcart, 1960).
Boa constrictor amarali  – um pouco mais agressiva, vive no sul e centro-oeste. Tem cor acinzentada e é considerada de menor porte (Stull, 1932).
Essas serpentes procuram se afastar dos homens quando os encontra. Na tentativa de se defender, pode tentar assustar o inimigo silvando alto. É daí que surgem folclores como a do “bafo de jiboia”, que causaria feridas e/ou manchas na pele. Outro mito que envolve a jiboia é o de que usar a cabeça da serpente como colar, protege o sujeito de diversos males, pois “fecha o corpo” de quem o usa.
Uma jiboia pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 40 kg.
As jiboias podem ser criadas em terrários, desde que “acostumadas” desde filhotes.





Fonte:
http://www.infoescola.com/repteis/jiboia/


.