Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Arte do Google: George Boole é homenageado em Doodle que brinca com “x” e “y”!


Como matemático inventou há mais de 150 anos a fórmula das buscas no Google!


George Boole criou sistema de álgebra que é chave para programação de hoje; britânico foi homenageado pelo Google no 200º aniversário de seu nascimento!

Da BBC



A principal obra de George Boole (1815-1864) foi "Uma Investigação das Leis do Pensamento" (1854) - (Foto: BBC World Service)

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos.
Foi o matemático britânico George Boole (1815-1864) que inventou um sistema de álgebra que é chave para a programação de hoje.

Boole foi homenageado nesta segunda-feira, no 200º aniversário de seu nascimento, com um Google Doodle, uma versão modificada do logotipo na página da empresa.

O logotipo animado ilustra as chamadas portas lógicas, que são usadas em computação e derivam de funções booleanas.

A álgebra de Boole, ou álgebra booleana, é uma estrutura algébrica que esquematiza as operações lógicas, e está presente em todas as partes: desde a programação por trás dos videogames até o código dos aplicativos e programas de computador que usamos.

Pode-se dizer que os tijolos que formam a programação, que são os comandos ou instruções dadas a um sistema informático, são todos baseados na lógica de Boole.

"Se você é um programador não há como escapar do operador booleano", afirma Michael Dunn, da Gospelweare, uma desenvolvedora de aplicativos para iOS e Android.

E, OU e NÃO
As peças fundamentais da programação, que são os comandos e instruções dadas a um sistema informático, são baseadas na lógica de Boole

Durante os últimos 17 anos de sua vida, George Boole estabeleceu o conceito de lógica algébrica em matemática e simplificou o mundo em enunciados básicos que tinham "sim" ou "não" como resposta, usando a aritmética básica nessa tarefa.

"As interpretações respectivas dos símbolos 0 e 1 no sistema de lógica são Nada e Universo", disse o matemático.

Esse conceito, que ele introduziu em 1847 e expandiu sete anos mais tarde, é o que está presente nos programas atuais de informática.

"Há um enunciado booleano quase a cada duas linhas de um programa informático, é uma parte totalmente integral da programação", afirma Dunn.




O logotipo do Google ilustra as portas lógicas usadas em computação e que são derivadas das funções de Boole: as letras se acendem baseadas na lógica das portas abaixo delas (Foto: Reprodução)

Boole usou o conceito de portas lógicas, ou perguntas, que exploram um enunciado.

As portas lógicas mais básicas são, na linguagem original de Boole, E ("AND", no original em inglês), OU ("OR") e NÃO ("NOT").

Em seguida, essas três portas podem se combinar para criar enunciados mais complexos.

Deste modo, quando se busca na internet por "Miley Cyrus", por exemplo, há um uso implícito da lógica booleana do comando E para combinar as duas palavras, "Miley" e "Cyrus".

Muito antes do Google, nos primeiros anos das buscas por computador, era comum usar os comandos E, OU e NÃO para filtrar os resultados.

Hoje, os avanços na tecnologia de buscas fazem com que muitas delas possam se realizar usando uma linguagem mais natural.

Ainda assim, o Google ainda permite aos usuários escrever E ou incluir o símbolo de subtração para afinar os resultados.

Impacto histórico
Em 1864 ele ficou muito doente após se encharcar sob a chuva ao caminhar até o lugar em que dava aulas.

Morreu em 8 de dezembro daquele ano, por um derrame pleural, acúmulo de água nos pulmões.

O próprio Boole tinha certa noção do impacto histórico que seu sistema de lógica poderia ter.

Em 1851 ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a "contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente."

E assim aconteceu - como lembra a animação no maior buscador do mundo.

Chuva!