Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Mundo da Fotografia!

Vencedores do 

Prêmio Pulitzer 

de Fotografia 2011!

Os vencedores do Pulitzer 2011, o principal prêmio de literatura, jornalismo e artes dos Estados Unidos foram divulgados no dia 18 de abril, na cidade de Nova York. O prêmio foi criado em 1917 com o falecimento de Joseph Pulitzer, que deixou dinheiro para começar o curso de jornalismo na universidade, em 1912. Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são eligíveis pelo prêmio de jornalismo. Nesta edição, os fotógrafos Carol Guzy, Nikki Khan e Ricky Carioti, do jornal Washington Post, venceram a categoria de fotojornalismo com a cobertura do terremoto que assolou o Haiti, em janeiro de 2010. Na categoria ensaio fotográfico a vencedora foi Barbara Davidson, do jornal Los Angeles Times, com um trabalho sobre vítimas inocentes do fogo cruzado entre gangues de Los Angeles.

AP Photo/The Washington Post, Carol Guzy
Foto: AP Photo/The Washington Post, Carol Guzy
Fonte:
http://especiais.ig.com.br/zoom/
premio-pulitzer-de-

fotografia-2011/
Bebê resgatado após terremoto no Haiti. 
Fotografia vencedora do Prêmio Pulitzer, 
do jornal "Washington Post".
 Haiti, janeiro de 2010.



Para Professores: Dia do Índio!

O que (não) fazer 

no Dia do Índio!

Dia do índio

Na data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de aula. Saiba como evitá-los e confira algumas propostas de especialistas de quais conteúdos trabalhar.

Ricardo Ampudia/Revista Nova Escola


O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.


Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:


1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea", explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.


2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens.


Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.


3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14.


Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.


4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola.


A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.


5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas.


"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.


6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas.


Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

Fonte:

19 de Abril: Dia do Índio!


Todo dia era

dia de índio!


"Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro!"






 





























Fotos: dia 1º de abril de 2004. 
Local: Fazenda Santa Luzia em Sales de Oliveira/SP.



Índios Kuikuros
"Kuikuro (peixinho bicudo), uma das catorze aldeias que integram o Parque Nacional do Xingu, fundado em 1961 por iniciativa dos irmãos Villas Boas. Falam o dialeto Karib, somam-se 400 indígenas e habitam o Alto Xingu, às margens do rio Kuluene."