Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Arte dos Nossos Alunos!

Resultado do Concurso de Ilustrações da
XIII Olimpíada Regional de Ciências do CDCC 2011!

Ilustração vencedora

Isadora Helena da Silva - 9º ano:






Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga


_____________________


Menções Honrosas


(em ordem alfabética)


Amanda N. Miranda - 9º ano:

Educativa - Cooperativa Educacional de São Carlos

Professor Renato Luiz Masson

_____________________

Ariella Bernardes Costa - 7º ano:

Curso e Colégio Interativo - São Carlos

Professora Denise Cristina Gatti

_____________________

Bianca Laureano Cândido - 8º ano:

Colégio Kuarup - Ribeirão Bonito

Professora Marília Paula Almeida Gonzaga

_____________________

Englidy Lóren Justino - 8º ano:

EE André Donatoni - Ibaté

Professora Rosmeire Valim de Souza Faccio

_____________________

Luis Ricardo Bento - 8º ano:

EMEF Profa. Aracy Leal Bernardi - Itirapina

Professor Arilson Chicarelli de Conti

_____________________

Pablo Silva Carneiro - 6º ano:

Centro Educacional SESI 407 - São Carlos

Professora Dinorá Franco Antunes

_____________________

Victória Rech de Castro - 8º ano:

CEDESC - Descalvado

Professora Sonia Caucabene Sichiroli

_____________________

Categoria destaque: Criatividade

Igor Vinicius Pereira - 8º ano:

EM Coronel Pinto Ferraz - Ribeirão Bonito

Professor Beto Piccolo

_____________________

Ricardo Boer Aggio - 7º ano:

EM Profa.Maria de Lourdes Pedroso Perin - Corumbataí

Professora Alcinéia Marcucci

_____________________

Tema 2011:
Florestas
_____________________


As Olimpíadas de Ciências realizadas pelo CDCC têm caráter inovador pela escolha de um “tema gerador” no qual todas as atividades são ancoradas.
Com o objetivo de ampliar e aprofundar a reflexão sobre o tema e valorizar outras formas de expressão, além das provas, também fazem parte das atividades da Olimpíada, o Concurso e Exposição de Ilustrações e o Ciclo de Palestras e Oficinas.
São convidados a participarem, alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, pertencentes à Diretoria de Ensino - Região São Carlos, abrangendo os municípios de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Esse ano, o tema selecionado é "Florestas".

...mas porque florestas?

A ONU declarou 2011 como o Ano internacional das florestas, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância e necessidade da preservação e conservação desses biomas. Mas, qual a importância das florestas para nós e para a nossa região e porque deveríamos considerar importante a sua preservação/conservação e uso sustentável?
É importante compreender que o ambiente é um sistema complexo, onde existe uma inter-relação física, química e biológica entre o solo, a biodiversidade, o clima e a água. Por exemplo, a água depende da cobertura vegetal, que por sua vez depende da fauna para polinizar flores, dispersar sementes e esporos e decompor a matéria orgânica a nutrientes constituindo-se no ciclo natural de renovação.
Foi o surgimento desse complexo sistema que permitiu o aparecimento de uma cobertura vegetal que, por sua vez, mantendo uma relação dinâmica com a atmosfera, por meio de intercâmbios de gases como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio, permitiram o desenvolvimento de toda a vida animal.
Os nossos antepassados viveram nas florestas, utilizando-a como abrigo e dela tiravam seu sustento. Entretanto, muitos seres humanos ainda vivem em dependência direta dos recursos da floresta, como é o caso das populações tradicionais (índios, caiçaras, caboclos, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas), que com a sabedoria adquirida no cotidiano, têm muito a nos ensinar.
A flora e a fauna, além do solo, também dependem, das chuvas e do fluxo da água nos córrego e rios. Estudos mostram que a umidade da bacia amazônica é carregada em grandes quantidades para as regiões mais ao sul do país, determinando o regime de precipitação de chuvas na região sudeste. O Aqüífero Guarani depende das áreas de recarga que estão no Cerrado e os principais rios brasileiros também nascem nesse Bioma. O Cerrado, por sua vez, ainda pode ser explorado na produção de alimentos, fármacos e plantas ornamentais.
Como vemos, as florestas têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e está mais presente em nossas vidas mais do que imaginamos.
No Brasil, o tema Floresta tem sido muito discutido, considerando os diferentes sistemas florestais. Envolve questões como a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a promoção do desenvolvimento sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização de recursos genéticos e de conhecimentos tradicionais. Assim, é importante que esse debate ocorra nos âmbitos econômico-comercial, social, cultural e ambiental, considerando as questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos florestais.

É dentro desse contexto que o tema FLORESTAS será abordado na XIII Olimpíada Regional de Ciência - 2011

_____________________
Fonte:

_____________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.