Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 14 de maio de 2011

O Mundo da Fotografia!

De Lampião a
Bin Laden
- viagem na imagem!


A falsa cabeça do terrorista Bin Laden revelada fartamente ao mundo inteiro neste mês nos remete a outra imagem clássica e verdadeira: 
a das cabeças cortadas de Lampião e o seu bando.

Cabeça dos 11 mortos pela polícia. 
A de Lampião é a que está entre os dois chapéus e a de Maria Bonita está logo acima da dele.

Na ausência de uma cadeia midiática à época, ano de 1938, as “forças do bem”, formada por governos e policiais estaduais do Nordeste, promoveram uma excursão com os crânios, exibindo a carnificina em cidades das margens do rio São Francisco.
O enredo que seria mostrado dias depois nos jornais e revistas também é igual ao de hoje. O de um filme de Hollywood com o velho triunfo óbvio do mocinho contra o bandido.
Também como Bin Laden, Lampião e o seus bandoleiros já estavam em decadência, acossados pela modernidade que chegava ao Nordeste em forma de construção de estradas e importação de armamentos mais avançados.
Com a morte de Lampião não se deu automaticamente o fim do cangaço. Vários outros bandos continuariam em atividade pelo menos até o começo dos anos 1960.
Esse breve comentário não deve ser lido como uma comparação histórica ao pé da letra. Nem moral para isso tem esse pobre cronista de costumes. É só uma viagem despertada pela falsa ou verdadeira cabeça-troféu de Osama Bin Laden.



Nenhum comentário:

Postar um comentário