Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pérolas do Enem
na Internet: 
Verdade ou Mentira?
Da Redação
Em São Paulo

 “Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia” ou “Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia”: a criatividade do aluno que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 não tem limites. Pelo menos, é o que e-mails que circulam na internet fazem acreditar. Mas, será que eles são verdadeiros?





























Resposta!
A resposta do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que aplica o exame, é um categórico “não”. Segundo o órgão, é impossível que esses “erros” tenham vazado das provas de redação.

Temas
Outros elementos depõem contra as frases –que, se não são verídicas, são, no mínimo, engraçadas. Por exemplo: o tema da redação do Enem 2010 foi “Trabalho e Construção da Dignidade Humana”. A não ser que o candidato tenha fugido completamente do tema (e vários alunos também tenham decidido escrever sobre natureza), é praticamente impossível encontrar nesses textos trechos como “Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil”.
Não bastasse isso, as frases são “recicláveis”: com uma busca no Google, é possível encontrá-las como “obras” de candidatos dos exames de 2009 e 2010; de estudantes de universidades distantes umas das outras; ou de forma mais genérica, como simplesmente “pérolas de vestibular”.


Fonte:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.