Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Mundo da Arte: Arquitetura!

Oscar Niemeyer: O Nosso Gênio!




Folha - O que o sr. pensa, por exemplo, quando cria esse prédio para Itaipu? O passado da arquitetura tem algum peso?

Oscar Niemeyer - Penso no terreno, no que existe em volta, no ambiente. Penso no programa... Quando eu fiz Pampulha, fiz a primeira curva da igreja, na segunda mais alta, era porque, o terreno, embaixo, pedia isso. Arquitetura e função são duas coisas que não merecem discussão.
Quando eu vejo a sede do Partido [Comunista, o PCF], em Paris, e alguns anos depois eles quiseram fazer o jornal ["L'Humanité", órgão oficial do partido], eles me chamaram. Quando fiz a sede da editora Mondadori, nos arredores de Milão, eles me chamaram para fazer um outro prédio no centro da cidade. Quer dizer, os prédios funcionam, de modo que essa discussão de forma e função é bobagem.
Eu faço uma arquitetura com muito cuidado. Quando chego a uma solução, começo a escrever um texto descritivo, explico como é a arquitetura. Tanto que os meus projetos são mais aprovados pelo texto do que pelos desenhos. Ninguém entende de arquitetura, que é fantasia, e os detalhes principais, que nos emocionam, porque são bonitos, são a base da boa arquitetura.
Ver surgir da folha branca do papel um palácio, um teatro, é uma coisa que emociona...

Fonte da Entrevista:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1212200407.htm

POEMA DA CURVA

Não é o ângulo reto que me atrai,
Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios,
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
O universo curvo de Einstein. 
- Oscar Niemeyer



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário