Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher!



Dia Internacional da Mulher!

Em 8 de março de 1857, as operárias da fábrica de Tecidos Coffon de New York – Estados Unidos, declararam greve contra as condições subumanas de trabalho a que eram submetidas. Trabalhavam de 14 a 16 horas diárias, recebiam um mínimo salário, as condições de salubridade eram precárias, não havia nenhuma lei que as protegesse no tempo de gravidez e de parto. Davam à luz, muitas vezes no interior da própria fábrica, adquiriam tuberculose e morriam em média aos trinta anos. Lutaram contra tudo isso pedindo uma jornada de trabalho de dez horas. Não sendo atendidas em suas reivindicações permaneceram na fábrica. Infelizmente, o dono da fábrica, junto com a polícia, fecharam as portas
e atearam fogo ao edifício onde se encontravam 129 mulheres, que morreram queimadas. Vale lembrar que encontravam nos teares, na ocasião da tragédia para com as mulheres, fios da cor lilás. Por isso, essa cor tornou-se o símbolo da luta pelos direitos das mulheres. Fios lilases, gestantes de um mundo melhor inspiraram Clara Zetkin, a propor, durante o Congresso Internacional de Mulheres realizado na Noruega, em 1910, a instituição do Dia Internacional da Mulher. Desde então, a cada 8 de março, mulheres e homens reafirmam sua tarefa como tecelãs e tecelões de uma nova História.



Fonte: Net!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.