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quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Documento Histórico: Pontilhão - 100 Anos!

Pontilhão:
28 - 1 - 1916
28 - 1 - 2016
100 Anos!







Cia. Paulista de Estradas de Ferro 
(1894-1969)
RIBEIRÃO BONITO: 



Município de Ribeirão Bonito, SP

Ramal de Ribeirão Bonito - km 60,420 - SP-2267

Inauguração: 10.05.1894 (sem trilhos)

Data de construção do prédio atual: 1915

Uso atual: Câmara Municipal

HISTORICO DA LINHA:
Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.

A ESTAÇÃO:
A estação de Ribeirão Bonito foi inaugurada como ponto final do ramal do mesmo nome, em 1895. Em 1900, passou a ser também a estação de início da Companhia Douradense, linha que dali saía ligando a estação a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, foi inaugurada a linha métrica da E. F. Dourado direta até Trabiju, e o alargamento da bitola da sua continuação, de Trabiju a Ibitinga, foi terminada somente em 1922. Foi mantida, porém, a linha original que ligava Ribeirão Bonito à estação de Dourado, de bitola de 60 cm, até 1933, quando foi erradicada. Antes disso, em 1915, a estação de Ribeirão Bonito ganhou um prédio muito maior, que é o que está lá até hoje. Com a compra da Douradense pela Paulista, em 1949, tornou-se apenas uma estação intermediária, visto que os trens agora seguiam direto, sem baldeação, pela então linha-tronco do novo ramal de Ribeirão Bonito, agora "esticado" até 
Horizonte, aonde a E. F. Dourado havia chegado em 1939. Após a incorporação, trens a diesel chegaram a passar por ali, numa coisa rara nos ramais de bitola métrica da Paulista. Em 3/1/1969, o trecho, de 148 quilômetros, entre São Carlos e Ibitinga, foi eliminado, pois "não apresentava condições de recuperação". Esse trecho já tinha autorizada a sua desativação por um decreto de novembro de 1966, portanto mais de dois anos antes, mas sobreviveu até 1969. Por sua vez, a linha de Ibitinga até Novo Horizonte havia sido suprimida em 1966 mesmo. "A linha de Novo Horizonte foi toda remodelada para receber a tração de máquinas diesel RSD-8 (que puxam hoje aqueles trens de subúrbio de Santos), colocaram lastro de pedras, regabaritaram as curvas e trocaram os trilhos. Foi arrancada poucos anos depois. Ouvi uma história de que teriam arrancado a linha de Ribeirão Bonito na calada da noite, e que a população protestou e tentou impedir o ato. Conversei com um maquinista do trecho, e ele me confirmou" (Rodrigo Cabredo, 1999). 


ACIMA: Foto aérea de Ribeirão Bonito, provavelmente de 1939. Vê-se a linha e a estação na parte alta da fotografia (Autor desconhecido).
ABAIXO: Locomotiva da Cia. do Dourado na estação de Ribeirão Bonito, anos 1930 ou 1940 (Acervo Alberto del Bianco).


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Antonio Carlos Mussio)

(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Celso Poli; Alberto del Bianco; Wanderley Duck; Wilson da Silva Jr.; Ney Galvão da Silva; Filemon Peres; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1875-1969; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)



A primitiva estação de Ribeirão Bonito, c. 1910. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista


A nova estação em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista

  
A estação, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck


Aspecto da estação em 21/08/1998. Foto do autor
  

Lado da plataforma da estação, em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva


Fachada da estação em 04/2001. Foto Wilson da Silva Jr.


Dístico da Cia. Paulista com a data da construção do prédio, em 04/2001. Foto Wilson da Silva Jr.

 
Fachada da estação em 3/2011. Foto Celso Poli


Atualização: 16.09.2012







Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.



Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/ribbonito.htm











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