Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia da Terra!


O Mundo da Arte!

Museu austríaco devolverá quadro de Klimt roubado por nazistas!

Pintura feita em 1915 está avaliada em dezenas de milhões de euros

O Museu dos Modernos de Salzburgo anunciou nesta quinta-feira que em breve restituirá um quadro de Gustav Klimt, avaliado em dezenas de milhões de euros, ao herdeiro canadense da proprietária da obra expoliada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O quadro "Litzlberg am Attersee", de 110 cm por 110 cm, foi pintado em 1915 pelo mestre austríaco e pertencia a Amalie Redlich (austríaca), deportada em 1941.
A investigação confirmou a expoliação, e a obra será entregue ao canadense Georges Jorisch, neto e único herdeiro de Redlich.
Foto: Reprodução

"Litzlberg am Attersee", de Klimt

O Mundo da Arquitetura!

Ampliação do Sambódromo carioca começa com orçamento de 30 milhões!

Secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, apresentou o projeto nessa quarta-feira





Começaram nessa quarta-feira (20) as obras de ampliação do Sambódromo, no Rio de Janeiro. Orçada em R$ 30 milhões, a reforma será custeada pela Ambev e pretende resgatar o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, que previa lados semelhantes na Marquês de Sapucaí.
O antigo prédio da Brahma e o setor 2 darão lugar a quatro novos blocos com arquibancadas, camarotes e frisas como as já existentes no setor ímpar da passarela do samba. “A demolição vai durar 30 dias e vamos entregar o novo Sambódromo no dia 18 de dezembro já para os ensaios técnicos das escolas”, disse Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário de Turismo do Rio de Janeiro.
A ampliação vai aumentar a capacidade de público do sambódromo de 60 mil para 77.688 pessoas. Cada novo bloco construído terá uma arquibancada para 2880 pessoas, 48 camarotes para 576 pessoas e frisas para 1194 expectadores. “Teremos uma passarela mais ampla, revitalizada e com acesso para portadores de deficiência física, postos médicos, sala de segurança e sala para os jurados”, acrescentou Antonio Pedro.
Além dos quatro blocos principais, mais quatro intermediários serão construídos com cinco camarotes para 60 pessoas. “A reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevêem adaptações para a realização das chegadas das provas de maratona e tiro com arco”, completou o secretário.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O Mundo da Fotografia!

Vencedores do 

Prêmio Pulitzer 

de Fotografia 2011!

Os vencedores do Pulitzer 2011, o principal prêmio de literatura, jornalismo e artes dos Estados Unidos foram divulgados no dia 18 de abril, na cidade de Nova York. O prêmio foi criado em 1917 com o falecimento de Joseph Pulitzer, que deixou dinheiro para começar o curso de jornalismo na universidade, em 1912. Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são eligíveis pelo prêmio de jornalismo. Nesta edição, os fotógrafos Carol Guzy, Nikki Khan e Ricky Carioti, do jornal Washington Post, venceram a categoria de fotojornalismo com a cobertura do terremoto que assolou o Haiti, em janeiro de 2010. Na categoria ensaio fotográfico a vencedora foi Barbara Davidson, do jornal Los Angeles Times, com um trabalho sobre vítimas inocentes do fogo cruzado entre gangues de Los Angeles.

AP Photo/The Washington Post, Carol Guzy
Foto: AP Photo/The Washington Post, Carol Guzy
Fonte:
http://especiais.ig.com.br/zoom/
premio-pulitzer-de-

fotografia-2011/
Bebê resgatado após terremoto no Haiti. 
Fotografia vencedora do Prêmio Pulitzer, 
do jornal "Washington Post".
 Haiti, janeiro de 2010.



Para Professores: Dia do Índio!

O que (não) fazer 

no Dia do Índio!

Dia do índio

Na data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de aula. Saiba como evitá-los e confira algumas propostas de especialistas de quais conteúdos trabalhar.

Ricardo Ampudia/Revista Nova Escola


O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.


Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:


1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea", explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.


2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens.


Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes.


3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14.


Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.


4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola.


A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.


5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas.


"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.


6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas.


Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?

Fonte:

19 de Abril: Dia do Índio!


Todo dia era

dia de índio!


"Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro!"






 





























Fotos: dia 1º de abril de 2004. 
Local: Fazenda Santa Luzia em Sales de Oliveira/SP.



Índios Kuikuros
"Kuikuro (peixinho bicudo), uma das catorze aldeias que integram o Parque Nacional do Xingu, fundado em 1961 por iniciativa dos irmãos Villas Boas. Falam o dialeto Karib, somam-se 400 indígenas e habitam o Alto Xingu, às margens do rio Kuluene."


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um Pouco de Humor!

Blog do Beto Piccolo recebe convite 
do casamento mais badalado 
do ano de 2011:
 Príncipe William  
Kate Middleton




Tradução do convite:

 "Por ordem da Rainha, Lorde Chamberlain convida o Blog do Beto Piccolo para o Casamento de Sua Alteza Real Príncipe William de Gales K.G. com a Senhorita Catherine Middleton na Abadia de Westminster na sexta-feira, 29 de abril de 2011 às 11 horas!" 

O Mundo da Literatura!


Google homenageia escritor Monteiro Lobato!

No logotipo do Google, a presença dos personagens
Emília e Visconde de Sabugosa
homenageia o escritor Monteiro Lobato!


O logotipo do Google Brasil, também conhecido como Doodle, homenageia, hoje, o 129º aniversário do nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato. A imagem traz os personagens infantis Visconde de Sabugosa e Emília, de O Sitio do Pica-pau Amarelo, no lugar das letras G e L.
Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, no vale do Paraíba, e morreu aos 66 anos, na capital paulista. Era militante nacionalista e dedicou boa parte da sua vida a campanhas pela a exploração do petróleo no Brasil. Ele chegou a fundar várias empresas com essa finalidade. Na época do Estado Novo, foi perseguido e preso por suas críticas ao governo de Getúlio Vargas.
Polêmico, Lobato entrou várias vezes em conflito com outros intelectuais, como os artistas que fizeram a Semana de Arte Moderna de 1922. Para Lobato, eles se curvavam demais aos modimos estrangeiros. O escritor também retratou o que via como miséria e indolência do caipira brasileiro, personificado em seu personagem Jeca Tatu. 
Muito desse lado militante ficou esquecido nos livros de história. Hoje, suas obras mais conhecidas são aquelas voltadas ao público infantil, como Reinações de Narizinho (1931),Caçadas de Pedrinho (1933) e O Sítio do Picapau Amarelo (1939). Em uma dessas obras, O Poço do Visconde (1937), ele leva, às crianças, sua obsessão pela exploração do petróleo no país.

Veja a ligação de Ribeirão Bonito com a arte de Monteiro Lobato, clicando na imagem abaixo!

O Mundo do Cinema!

Cinema com Francisco Conte!
Francisco Conte - Dá cursos sobre os gêneros no cinema e seu papel na evolução da linguagem cinematográfica. Sabe tudo sobre história do cinema nacional e estrangeiro. É professor de cinema há 34 anos, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e um dos precursores do movimento Super-8 brasileiro nos anos 70, premiado nos principais festivais.


Parte 1:



Parte 2:



Fontes:

http://franciscoconte.blogspot.com/



http://www.facebook.com/pages/MASP-Museu-de-Arte-de-S%C3%A3o-Paulo-Assis-Chateaubriand/191645481024


http://www.youtube.com/watch?v=oimKIqLtA8Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jFiq4_4sOes&feature=related



Virada Cultural - 2011!


Virada tem saldo positivo, mas veto a bebida não emplaca!

Edição: Márcio Neves e Inara Chayamiti | imagens: Caetano Tola Biasi, Inara Chayamiti e Felix Lima

O repórter da Ilustrada Silas Martí faz no vídeo acima um balanço da 7ª edição da Virada Cultural, realizada neste final de semana em São Paulo.O megaevento organizado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado teve nove palcos espalhados pela região central de São Paulo, e contou com atrações nas 24 unidades da rede CEU e doze unidades do Sesc que juntos receberam cerca de 1.300 apresentações.

 Fonte: