Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 19 de março de 2011

Arte Brasileira!

"Abaporu" volta ao Brasil, mas emprestado!


Humberto Saldanha


Uma das mais importantes obras do modernismo brasileiro, a tela “Abaporu”, da brasileira Tarsila do Amaral, volta ao Brasil, mas emprestada. O quadro faz parte do acervo do Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Airers (Malba), desde 2001, ano da fundação do espaço cultural, que reúne obras latino-americanas.


Em comunicado, o Malba explicou que a requisição foi feita pela presidente Dilma Rousseff para exibir a pintura no marco das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. A exposição ocorre entre os dias 23 de março e 5 de maio no Palácio do Planalto. Além da obra de Tarsila do Amaral, serão expostos trabalhos de Anita Malfatti, Tomie Ohtake, Leda Catunda, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, entre outras.


“Abaporu” era propriedade do empresário Raul Forbes, mas por dificuldades financeiras precisou vender a obra. Como nenhum brasileiro se interessou, a tela foi adquirida pelo argentino Eduardo Constantini, dono do Malba.


Fonte:
http://www.bahianoticias.com.br/entretenimento/noticias/2011/03/18/8702,039-abaporu-039-volta-ao-brasil-mas-emprestado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.