Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 19 de março de 2011

Arte e Política!


Casal Obama fica curioso sobre 

o quadro "Abaporu"!


Elaine Lina
Direto de Brasília



Dilma Rousseff, Barack e Michelle Obama posam para foto junto ao quadro 'Abaporu'
Foto: Roberto Stucker/Divulgação


























O casal Barack e Michelle Obama fez foto com a presidente Dilma Rousseff ao lado do "Abaporu", quadro de Tarsila do Amaral, em exposição no interior do Palácio do Planalto. O presidente americano perguntou a Dilma o que a pintura representa para os brasileiros. O homem mais importante do mundo ouviu da presidente um breve relato sobre a Semana de Arte Moderna.
Antes de conhecer as obras de arte em exposição na sede da Presidência da República, Obama quis chegar perto das crianças de uma escola pública de Brasília, que foram até o local para vê-lo. Cercado por elas, ele abraçou e apertou a mão de algumas.


"Abaporu"
O quadro "Abaporu" é uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral e foi trazido ao Brasil especialmente para a mostra de artistas femininas brasileiras. A obra foi emprestada pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
A exposição "Mulheres artistas e brasileiras - produção do século 20" será aberta ao público no próximo dia 23. O presidente dos Estados Unidos e sua mulher foram os primeiros a visitá-la.
"Abaporu" se transformou em símbolo do movimento antropofágico, que reuniu os principais artistas modernistas brasileiros. Sua principal proposta era absorver a cultura europeia e transformá-la em algo novo, com características locais.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/obama-no-brasil/noticias/0,,OI5005549-EI17810,00-Casal+Obama+fica+curioso+sobre+o+quadro+Abaporu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário