Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 9 de abril de 2011

O Mundo da Escultura!



Antonio Canova



A deusa do amor, que veste uma túnica clara, e o deus da guerra, usando um capacete, permanecem abraçados e unidos com seus olhares sensuais, formando uma composição refinada. Isso reproduz uma escultura original de Antonio Canova, encomendado pelo rei George IV em 1815, que manteve no Palácio de Buckingham, em Londres.
Vênus e Marte,
de Antonio Canova





As três Graças
Antonio Canova
Museu Hermitage, Moscou

A sensualidade contida e sublimada e o charme de suas figuras femininas foram sempre motivo de admiração, e chegou a ser chamado de o escultor de Vênus e das Graças, o que é justo apenas em parte, diante da força e virilidade da sua produção heroica e monumental. Segundo a visão de Giulio Argan, para Canova:


"A forma não é a representação física (isto é, a projeção ou o 'duplo') da coisa, mas é a própria coisa sublimada, transposta do plano da experiência sensorial para o do pensamento. Por isso pode-se dizer que Canova realizou na arte a mesma passagem do sensualismo ao idealismo que Kant realizou na filosofia, ou na literatura, Goethe, e na música, Beethoven!"


Fonte:
http://www.museodelprado.es/coleccion/galeria-on-line/galeria-on-line/zoom/1/obra/venus-y-marte/oimg/0/

Um comentário: