Cia. Paulista de Estradas de Ferro
(1894-1969) RIBEIRÃO BONITO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEg-xwgF0rRftRBj8k_9pabA_Ykw5EmVgfdyFrJQ_dtcHG0osKfUFxfwMajvrXU4v0DL-8N6cz_JapoYGYFZ24s79-AbuoXpXEwe5eO-WgcqtmblM2bxUla_q_MzX5lx0Sx-kf1-y7IpNwHEp5TH6a477DLvH8YJNYZRCGttppRW-vHriQ5OouJo1to=)
Município de Ribeirão Bonito, SP
Ramal de Ribeirão Bonito - km 60,420 - SP-2267
Inauguração: 10.05.1894 (sem trilhos)
Data de construção do prédio atual: 1915
Uso atual: Câmara Municipal |
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. A ESTAÇÃO: A estação de Ribeirão Bonito foi inaugurada como ponto final do ramal do mesmo nome, em 1895. Em 1900, passou a ser também a estação de início da Companhia Douradense, linha que dali saía ligando a estação a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, foi inaugurada a linha métrica da E. F. Dourado direta até Trabiju, e o alargamento da bitola da sua continuação, de Trabiju a Ibitinga, foi terminada somente em 1922. Foi mantida, porém, a linha original que ligava Ribeirão Bonito à estação de Dourado, de bitola de 60 cm, até 1933, quando foi erradicada. Antes disso, em 1915, a estação de Ribeirão Bonito ganhou um prédio muito maior, que é o que está lá até hoje. Com a compra da Douradense pela Paulista, em 1949, tornou-se apenas uma estação intermediária, visto que os trens agora seguiam direto, sem baldeação, pela então linha-tronco do novo ramal de Ribeirão Bonito, agora "esticado" até Horizonte, aonde a E. F. Dourado havia chegado em 1939. Após a incorporação, trens a diesel chegaram a passar por ali, numa coisa rara nos ramais de bitola métrica da Paulista. Em 3/1/1969, o trecho, de 148 quilômetros, entre São Carlos e Ibitinga, foi eliminado, pois "não apresentava condições de recuperação". Esse trecho já tinha autorizada a sua desativação por um decreto de novembro de 1966, portanto mais de dois anos antes, mas sobreviveu até 1969. Por sua vez, a linha de Ibitinga até Novo Horizonte havia sido suprimida em 1966 mesmo. "A linha de Novo Horizonte foi toda remodelada para receber a tração de máquinas diesel RSD-8 (que puxam hoje aqueles trens de subúrbio de Santos), colocaram lastro de pedras, regabaritaram as curvas e trocaram os trilhos. Foi arrancada poucos anos depois. Ouvi uma história de que teriam arrancado a linha de Ribeirão Bonito na calada da noite, e que a população protestou e tentou impedir o ato. Conversei com um maquinista do trecho, e ele me confirmou" (Rodrigo Cabredo, 1999).
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v0dk0e2X_t23An_a8UoGlvhAKrmPjHcm23k4rzgodPx6HdSATr9N_vBkA3VuPbNGQX2zj1iq-MRyABWGCFWZeSGPWQfq6sCOfD3CzSJwZWxZRZMr__wg0T2-vGFX7BS8NEKQKc0bl2=s0-d) ACIMA: Foto aérea de Ribeirão Bonito, provavelmente de 1939. Vê-se a linha e a estação na parte alta da fotografia (Autor desconhecido). ABAIXO: Locomotiva da Cia. do Dourado na estação de Ribeirão Bonito, anos 1930 ou 1940 (Acervo Alberto del Bianco).
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vPvlecaqjLxSl-fRONFRsNcPLvJQnX1ieawa5wHulNbPwvAeyzKhIFKxSBo9e-EoKXokR0peJAWLbdrpFtnxS3Rd0gKqV3WEZAdOXzBl6078B5ADNgtnd18I93O3oGXzqsAJGB74VGfQ=s0-d) CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Antonio Carlos Mussio)
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Celso Poli; Alberto del Bianco; Wanderley Duck; Wilson da Silva Jr.; Ney Galvão da Silva; Filemon Peres; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1875-1969; Cia. Paulista: Álbum de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vfgyaED36cM9XX63SsQRXUhywVuNBy08-Mho76COZJ6YibCFvKQsZgKzDOCukcM-ktEWDUnMjtKZkZRZeQ0oYa_sTq6WAkFFJhCm6W13U02WYsY7mkqZS4FQQzcCDTMQnKTHALcRd1ftLVHNpl=s0-d) A primitiva estação de Ribeirão Bonito, c. 1910. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJiYi_2GFenASQnLw4dl4Hr-5b-2XH19k18CBPo-o-KaaT45kYKsVti3bFKXu3eC061h3rlgigp9rcteoyOvLCGAxajqu7xA7Ai0cOraAywkUNVKEn4_hcFWIWWeQkmpWQf6A_4JCBZZ4yXPfgOA=s0-d) A nova estação em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Paulista
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_soRpW9OQWVi7__vUx08wafqCg0O5ApxLJSe_rPR8GroD97otO5FgwEstnYesGwLIl9xDOZ3nXJImztgkYuz0D4om-pAI4V3ElbXAWFrzdAMs-1-PgZ_qRvsz_vTGkuhLRp7wYokkPQ2Png8oUydQ=s0-d) A estação, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vKwDzdnhqkMMrri4My5NuSa23RxiLY8W9Fo8ueP42ty4WGWPM9hOELL2BKQA2Ls4h1QQFcDqdoOGl2KotwMclq1lxZ1HJxaldQnYY8gV-as3mtkPcWV-35XvVg_5U3_3Pj7D2gEDls_7oWfjtS=s0-d) Aspecto da estação em 21/08/1998. Foto do autor
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vQ8-lXhVjyG38yqDVEEfVRYGR7DCgh9TSOPcIQK7VKWr1VohZ6zUBnr0LURqrrnb3oiIXMPfwNQ-5-NcP3gtot19mzUHhDwedhsjaP4gQ006CPiCsLNuLP0MTDY9rH3gNuGrHzttO8K3C768nh=s0-d) Lado da plataforma da estação, em 09/1998. Foto Ney Galvão da Silva
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tLRIrKRsiSlMjmY5X3oVXaOipjLtimEvNcXCiyCMGZuKqNUZDAh2hZTOzYT7rGFdS9MFLlDsr_GTEM_zbtZdlhJ3sVxjC0VdLzzojyK5scXdo87zfVGInRYdNPuHGwc2hvP61e5quarcCcXAq6aEJkcmcQoZXs=s0-d) Fachada da estação em 04/2001. Foto Wilson da Silva Jr.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vKZLnObasMxu9dGMJ0-oYWcCbYVL-F1GwHu1OcT1IGN12v3vyNFo2YrQBQfpKs24OD8Jd7pGf87s1NEi1gDHEVj7wM2Co795CfMBaDDLrc7d2YmLwJjhFuMJK4CJCOoHZxMllfrlNQd8aobyFv2_t-IqddTu4=s0-d) Dístico da Cia. Paulista com a data da construção do prédio, em 04/2001. Foto Wilson da Silva Jr.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tpkqLsjS1I9x6a-2oXMJEdX-wJtNfTQiq18zbnfjL01FWagMZx6uouszyLBiijr-HwMke_7_pZmPQOyMZJXYtfVmw3xDBIY81BNchUhjOSsp5W9hivE3SRTshFqEBEHIgNdypQuUL4QkZxZihwyJhI=s0-d) Fachada da estação em 3/2011. Foto Celso Poli
Atualização: 16.09.2012
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tjSwOHv-XsN-KSvzdfoVbIbDk5-jAS_Jq3vjDNt9QSfn0QsG1k8d1yYHXeYsNLchoZ27_HYxkFjo65FaVpH1VKG3akRK_D7lQJZDbGD-ngtGe7V5j7yqYqY-iywHU=s0-d) Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/ribbonito.htm
|
|