Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

domingo, 22 de maio de 2011

Arte no Telão do Domingão do Faustão!




As obras de Lasar Segall no telão do Domingão!



O pintor Lasar Segall nasceu em 21 de julho de 1891, na cidade de Vilna, Lituânia e desde jovem, já tinha manifestado o interesse por desenhos. Em 1905, ele entrou para academia de desenho de sua cidade e, no ano seguinte, ingressou na Academia Imperial de Berlim, cidade para onde se mudou.
Em visita aos irmãos no Brasil, em 1912, Lasar fez sua primeira exposição individual. Ao voltar, em 1923, se estabeleceu temporariamente no país, quando se dedicou às pinturas e à arte decorativa. Entre suas criações estão: a decoração do baile futurista do Automóvel Clube de São Paulo e os murais para o Pavilhão de Arte Moderna de Olívia Guedes, também na capital paulista. Ele voltou para a Europa, onde se casou e teve dois filhos.
Segall voltou a viver no Brasil em 1932 e ficou instalado na casa que hoje abriga o Museu Lasar Segall. Na década de 1930, a maior parte dos seus trabalhos era composta de desenhos das paisagens de Campos de Jordão e retratos da pintora Luci Citti Ferreira.  Em 1938, o artista teve o privilégio de criar os figurinos do balé ‘Sonho de uma Noite de Verão’, encenado no Teatro Municipal de São Paulo.
A década de 1950 foi de extrema importância para sua carreira. Lasar realizou uma exposição no Museu de Arte de São Paulo e criou figurinos para a peça de teatro ‘O Mandarim Maravilhoso’. Ele ganhou uma grande retrospectiva dos seus trabalhos no Museu Nacional de Arte Moderna, em Paris. Em 1957, Lasar Segall morreu aos 66 anos em São Paulo.









Serviço:Museu Lasar Segall
Endereço: Rua Berta, 111 – V.Mariana – SP/SP
Horários de funcionamento: Terça à Sábado e feriados, das 14h às 19h. Domingo, das 14h às 18h.



Fonte:
http://domingaodofaustao.globo.com/platb/programa/2011/05/as-obras-de-lasar-segall-no-telao-do-domingao/



Nenhum comentário:

Postar um comentário