Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sábado, 26 de novembro de 2011

A Arte da Capa!

Capa da ÉPOCA: 
Os Arquivos Secretos 
da Marinha!

EQUIPE FAZ CABER
 FOTOGRAFIA / CAPA

Quando você digita DITADURA MILITAR no Google, a primeira imagem que aparece é esta do mestre do fotojornalismo Evandro Teixeira. Fica difícil achar uma imagem que represente melhor esta época. Tive a sorte de pegar só o finalzinho desta época maldita. Parecia que o Brasil estava parado no tempo, enquanto nos Estados Unidos uns hippies estavam transformando equipamentos militares em brinquedinhos do futuro e no Brasil os jovens tinham medo de ser presos e torturados.
O tema de capa desta semana revela quem foram os informantes que fingiam ser militares da luta armada contra o regime militar. A foto do Evandro foi o ponto de partida para a inspiração.


Enquanto isso, o jornalista Eumano Silva me mandava imagens dos documentos secretos da Marinha que estavam em uma caixa guardada por três décadas.
Uma valiosa coleção de segredos do regime militar implantado no Brasil em 1964. Escondidas por um militar anônimo, 2.326 páginas de documentos microfilmados daquele período foram preservadas intactas da destruição da memória ordenada pelos comandantes fardados.
Fotografamos os originais para usar na matéria ou na capa.


A capa escolhida!


Usei um envelope sépia com dobras e manchas no fundo e no título usei a mesma textura dos carimbos da marinha. A foto é de um dos personagens principais da matéria quando foi preso junto com estudantes do Rio.
Gostaram?
Façam seus comentários!

Marcos Marques – diretor de arte


Fonte:

Edição 706 de ÉPOCA
Exclusivo: Os infiltrados
Leia um trecho da reportagem de capa http://glo.bo/t5FGRF
Como foi feita a capa http://glo.bo/uEVnn6




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário