Caro Visitante! Este blog é uma forma de expressar a minha paixão pela Arte, pela Natureza e também pela minha querida cidade natal que é Ribeirão Bonito. Espero que encontre aqui um espaço do seu agrado e, sobretudo que se sinta à vontade para apreciar, contemplar, refletir, observar, analisar, comentar, interagir, sugerir, enfim, participar. Seja bem-vindo!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

DESCASO COM O PATRIMÔNIO!

Monumento centenário sofre com depredação em Botafogo, Zona Sul do Rio!

Eu-repórter: Monumento centenário sofre com depredação em Botafogo, Zona Sul do Rio
Foto do leitor Rogério Marques


RIO - Uma das cidades com o maior número de monumentos públicos do país, o Rio parece não conseguir dar conta da manutenção. A vítima da vez é a fonte Adriano Ramos Pinto, inaugurada em janeiro de 1906 no bairro da Glória, Zona Sul do Rio, e hoje localizada em Botafogo, na entrada do Túnel Novo, para onde foi levada em 1935.
Sem receber abastecimento de água desde 1983, a fonte vem sofrendo com a ação de vândalos. Além disso, moradores de rua têm utilizado a parte de trás do monumento como banheiro, como relata o leitor Rogério Marques.
"De fonte, ela não tem mais nada, há muito tempo. Importante: a cabeça e os braços de Eros, a figura principal, não são mais originais, e mesmo assim foram destruídos. Os dedos dos pés das figuras femininas foram destruídos a pedradas. Esse monumento pode ser considerado o símbolo do vandalismo em nossa cidade", lamenta Rogério.
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) informou que os técnicos da Gerência de Monumentos e Chafarizes vistoriaram o local e estão estudando a peça para restauração. Entretanto, de acordo com a própria Seconserva, ainda não há prazo para o término desses estudos ou para uma possível restauração.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.